domingo, 1 de abril de 2012

NTE e Educação Especial: formação parceira



O NTE Caxias do Sul é parceiro na formação de professores de Educação Especial ligados a 4ª Coordenadoria Regional de Educação. A formação visa propiciar a construção de um novo olhar sobre a Educação Especial no viés de um paradigma educacional onde, o atendimento educacional especializado, proporcione às pessoas com necessidades especiais propostas pedagógicas inclusivas que visem a aprendizagem e o respeito as  características individuais.
A formação iniciou na última sexta-feira, dia 31, e estende-se durante todo o ano letivo de 2012. Já no primeiro encontro, como mostram as fotos acima, os professores interagiram apresentando trabalhos, movimentando o corpo e discutindo propostas.
Em cada um dos encontros mensais, o projeto prevê a participação do NTE, através da formadora Patrícia Bampi, na fomentação da inclusão tecnológica de professores e alunos.  Nesse primeiro contato, o NTE provocou o grupo a refletir sobre a importância da tecnologia na sociedade atual  frisando o direito do aluno de fazer uso de diferentes recursos de aprendizagem presentes nas nossas escolas. Também colocou-se à disposição para colaborar no estudo de recursos tecnológicos, sobretudo no que se refere às tecnologias assistivas, bem como os princípios que  norteiam e justificam sua aplicabilidade.
Agradecemos o convite das colegas da Ed. Especial da 4ª CRE, profª Tatiana Novello e profª Jocelaine do Nascimento e  a receptividade dos colegas professores. Convidamos a todos a "rechear" o blog criado para postagem de sugestões, comunicados e intercâmbios na perspectiva de aprendizagem colaborativa.

3 comentários:

  1. E iniciamos com o pé direito, maravilhoso!!!
    Pela manhã com a Tati e à tarde com Sônia e Renata, foi muito bom, ainda bem que teremos encontros mensais, aprendendo sempre e muito.
    Obrigada a vcs meninas...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilda
    Acho que nós, do NTE, temos muito mais a aprender do que ensinar. É certo que temos que partilhar!!! Isto nos torna grandes.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir