quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ensino Médio RS


Os Alunos que ingressam em 2012 no Ensino Médio do RS, são protagonistas, junto com os professores, da nova proposta pedagógica para o Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Disponibilizamos, através do link, a proposta e outros textos de apoio teórico-pedagógico, bem como os Regimentos Referência, que subsidiarão o estudo. Compartilhe conosco suas considerações, inserindo comentários nesta postagem.

9 comentários:

  1. Oi, Sônia, achei oportuno a postagem do material refente à reformulação do Ensino Médio. Em relação a interdisciplinaridade, pois sinto essa necessidade em minha prática docente; não acredito que a educação seja um ato isolado, isto é, cada um em seu quadrado. A prática de Seminário também é mobilizadora, pois o aluno sente-se ator do processo e, não somente coadjuvante ou mero expectador. Abraços. Laurinha.

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  2. Oi, Laurinha, estou retornando hoje e comprometo-me a alimentar o ambiente com materiais pertinentes. Assim vamos estabelecendo um diálogo e discutindo pontos de vista. Abordas, no meu entendimento, os pontos relevantes da proposta: a questão da interdisciplinaridade que possibilitará e até exigirá, que os professores dialoguem com seus pares e, a questão de Seminário, resultado do projeto do aluno, fruto de pesquisa. Se conseguirmos avançar nesses dois pontos, teremos ganhado muito. Como professora de uma Escola de grande porte, que recebe muitos alunos de 1º ano do Ensino Médio, como pensarias a implantação da proposta? Um abraço

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  3. Olá, Laura, Sônia e colegas,
    os estudos de alguns materiais sobre o "novo" Ensino Médio levam a pensar que não é muito diferente do que está proposto para o que temos hj, se consideramos as recomendações e orientações pedagógicas para o planejamento de estratégias interdisciplinares com metodologias de aprendizagem ativa visando ao desenvolvimento da autonomia e da consciência cidadã. Na proposta atual, designa-se carga horária crescente para este propósito e o cenário do "mundo do trabalho" como possibilidades para estas aproximações. A preocupação maior é sempre com o devido envolvimento de todas as partes, especialmente a dos professores a quem cabe a efetiva operacionalização. Se pensarmos juntos, como sugere a Sônia, deveremos encontrar um espaço de discussões para tornar possível alguma mudança que frutifique. Este espaço de discussões tem que ter registro e ser amplo o suficiente para brigar posições, sugestões e planejamentos. Um ambiente virtual configuraria este espaço, o que acham?

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  4. Oi, Sônia e Isolda, penso que é relevante no momento atual o espaço digital,pois seria possível a troca de ideias, dúvidas e, ainda ao registar começamos a ter ciência de nossa prática, formação, crescimento e
    necessidades de fundamentação teórica. "Estudo". Estou em Poa no momento que retornar quero começar a registrar alguma coisa. Abraços.

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  5. Ótimo, Laurinha! Estamos planejando criar, junto a equipe pedagógica da CRE, um fórum de discussão virtual, para alunos e professores. Assim, podemos socializar nossas aprendizagens. Bj e bom passeio. Quando retornares, venha tomar um café.

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  6. Oi, gurias, fiz contato, via e-mail, com a profª Monica Ribeiro da Silva, uma das pesquisadoras e autora de material sobre a proposta do Ensino Médio Inovador. Segundo informação que recebi da mesma, 18 Estados estão implantando a proposta. Os mesmos, segundo ela, possuem propostas próximas, mas, ao mesmo tempo, singularidades. Confesso que estou ansiosa para ver o movimento que faremos no início do ano letivo. Oxalá sejamos exitosos! Sabemos que o sucesso depende muito de nós, professores.

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  7. Oi.Sônia, estou lendo, refletindo sobre esse "novo" momento de educação que vem por aí. Embora acredite que qualquer mudança no que se refere a prática pedagógica de sala de aula deve contemplar o professor com o um dos protagonista do processo, também acredito que é preciso "correr" atrás ou na frente! Como sou uma geminiana ansiosa e curiosa. Penso que pensar uma prática centrada em projetos devemos ler sobre a teoria que fundamenta a mesma e cito Celso Vasconcelos como um bom teórico e também Maria Tereza Nidelconfe para começar. Ainda um tema que considera interessante: "Construção de Identidade: trajetórias e memória da Educação ", no caso do curso normal e referendo em Fullat (1990,p.186) " Os tempos são três:
    presente das coisas passadas, presente das coisas presentes presente das coisas futuras". Essa é uma ideia beduína do século V, mas que serve para interpretar o momento presente.Ver a contribuição que passada traz ao tempo presente e ver o tempo presente relacionado aos acontecimentos passados, ainda, analisá-los de maneira que nos permitam interpretações e probletizações que nos sirvam como referências para desenvolver projetos de ação, projetos inovadores e solidários para o futuro. Acho que não consegui ser objetiva eheeh, nem num comentário!
    Abraços.

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  8. Meu filho estuda no 1º ano ensino médio politécnico e foi reprovado (matemática e biologia)
    das 15 disciplina em 13 ele atingiu notas bem acima da média da escola que é ´60,porém pelo
    novo critério de avaliação por area de conhecimento, ele estaria aprovado com
    dependencia somente em matemática pois biologia faz parte da area de conhecimento junto
    com fisica e quimica,se analisarmos o conjunto da area de conhecimento ele atinge o conceito satisfatorio.

    Em quimica atingiu no ano 234 PONTOS ( MEDIA 7,8) bem acima dos 60 exigido
    fisica atingiu 204 pontos ano (média 6,8) bem acima do exigido
    biologia 146 pontos no ano (media 4,9) um pouco abaixo da média exigida (devido o criterio de avaliaçao nos trabalhos)

    porém se analisarmos por área de conhecimento (novo critério de avaliação) que cfe diretor me informou já foi implantado na escola, fazendo uma media aritmética ele atingiu na area 584 pontos ano dando uma média de 64,88 na area de conhecimento.


    Enfim seria cruel a reprovação de ano


    Peço sua orientação de como proceder.

    grata

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