sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Para fechar o ano com chave de ouro



No final de 2011, com alegria, depois de anos de espera, o RS recebe a boa notícia:

"Estado publica edital do concurso do Magistério"

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal muito feliz no Cristóvão de Mendoza






A notícia divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sobre a recuperação e qualificação de 11 escolas, que serão referência em infraestrutura para a educação pública no Estado, fez o Natal ficar ainda mais festivo no Cristóvão de Mendoza, uma das escolas selecionadas. A alegria se estendeu a toda cidade de Caxias do Sul e arredores, afinal, o Instituto Cristóvão de Mendoza faz parte da história pessoal de inúmeras pessoas da região.
Nós, do NTE Caxias, sediados no interior desta grande Escola, partilhamos dessa alegria e brindamos com a atual Direção, Professores e Alunos esta conquista.
A notícia intensificou o brilho do Natal e, acreditamos, que os próximos serão mais plenos à medida em que devolvermos ao "Cristóvão" a exuberância e a beleza que lhe são inerentes. Parabéns!
Leia a notícia na íntegra...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Natal: tempo de criar e renovar

"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação". (Eça de Queiroz)
Essa obra de arte, "resumo da natureza feito pela imaginação", é produção da professora Greice de Barba juntamente com os alunos da EEEF Maria Luiza Rosa. Você descobriu do que é feita essa árvore natalina? Olhe com atenção!
Inspiramo-nos na bela obra para dizer a todos os que convivem conosco no ambiente presencial ou virtual, que, em 2012, queremos reciclar ideias a fim de compor cenários alternativos capazes de provocar olhares curiosos que dão sentido ao cotidiano.
Parabéns aos artistas!
*Assista o vídeo Tempo do Agora e conheça a síntese das vivências artísticas provocadas pela profª Greice em 2011.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Equipe do NTE Caxias participa de formação em POA


A equipe do NTE Caxias do Sul participou, nos dias 12 e 13 de dezembro, do Seminário de Avaliação e Planejamento promovido pelo Departamento de Logística da Seduc, em POA. Na segunda-feira (12) foi debatida a Tecnologia do século XXI, na Sociedade e na Educação e a formação para o projeto Província de São Pedro, que prevê a distribuição de um computador por aluno e professor, nas escolas localizadas nos municípios da fronteira com o Uruguai e nas cidades da região metropolitana que estão desenvolvendo o projeto Territórios da Paz. Na terça-feira (13) discutiu-se o uso dos laboratórios de informática das escolas e a utilização da Tecnologia Educacional com a alteração curricular do Ensino Médio. A diversidade dos temas tratados e a metodologia do Seminário, possibilitaram duas leituras que precisam ser cruzadas e equacionadas: a visão do atual governos quanto às políticas públicas no campo tecnológico, referendadas nas explanações dos gestores Ana Claudia Figueroa, Daniel Pinto e representantes da Procergs, e o perfil do gestor/formador de tecnologias que atua nos NTEs, evidenciado nas interações feitas durante o evento, sobretudo nos trabalhos em grupo. Consideramos posistiva a iniciativa da Seduc porque nos permitiu, acima de tudo, voltar nosso olhar para as ações desenvolvidas em 2011 e re-planejar as ações para 2012.
* Foto: Karine Sanson Paim - NTE Vacaria

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Seduc investirá R$ 35 milhões em modernização tecnológica

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aplicará, em 2012, R$ 35 milhões na modernização tecnológica. A diretora de Logística e Suprimento da Seduc, Ana Claudia Figueroa, explica que o objetivo é aumentar o número de computadores dos laboratórios de informática das escolas, de uma média de 17 maquinas por laboratório para, no mínimo, 30 equipamentos por laboratório de informática”. Também serão investidos recursos na melhoria da infra-estrutura dos
laboratórios, para qualificar as condições de conectividade.
Estes investimentos estão voltados, prioritariamente, para as
escolas de Ensino Médio.                                      
 Leia a notícia completa.

domingo, 30 de outubro de 2011

1º Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação

Com o objetivo de ampliar e qualificar a discussão sobre o uso de Tecnologias na Educação a partir do entrelaçamento de pontos de vista e da socialização de práticas pedagógicas, enfatizando o processo de inclusão, a democratização do acesso e o desenvolvimento da cidadania, as Coordenadorias Regionais de Educação de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria, representadas por seus NTEs (Núcleos de Tecnologia Educacional), realizarão, no dia 28 de novembro de 2011, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, o 1º Seminário Regional de Uso de Tecnologias na Educação. Para o evento, estão previstas a participação de 300 professores oriundos das 231 Escolas Estaduais que compõem as três Coordenadorias Regionais, representantes da Secretaria Estadual da Educação do RS, professores da Universidade de Caxias do Sul, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e de Canela e outros profissionais da Educação convidados a discutir conosco esse relevante tema. Será um momento oportuno de pensarmos na melhoria da qualidade da Educação a partir da socialização de práticas, da reflexão e do diálogo entre os profissionais presentes. Clique na imagem e acompanhe toda a organização do evento.

domingo, 23 de outubro de 2011

Alunos escritores





Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire compõem projeto na Feira do Livro. Saiba mais

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reclamar no Twitter é 8,4 mil vezes mais eficaz que no Procon

“Xingar muito no Twitter” virou frase feita na rede. E na hora de reclamar seus direitos de consumidor, é a melhor saída. Por que? As empresas não querem ter suas imagens arranhadas. Se você ligar no 0800, só você, o atendente e a empresa saberão. Ídem no Procon.No Twitter e no Facebook, por outro lado, a reclamação se espalha entre seus amigos e estranhos. E as empresas saem correndo para resolver o problema para não correr risco de perder clientes.A Folha publicou o tempo médio de resposta pelas redes sociais e nos canais tradicionais. Espantem-se: quem reclama pelo Twitter, tem resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que pelo Procon. Pelo Facebook, até 1,4 mil. Vamos à tabela:
- Twitter: resposta entre 5 min. e 2 horas; resolução do problema em até 24h
- Facebook: resposta entre 30 min e 6 horas; resolução em até 24h
- Chat: resposta em até 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
- 0800: resposta em até 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
- Procon: resposta em até 1 mês; sem prazo para resolução

Rodrigo Martins em 13 de outubro de 2010

domingo, 9 de outubro de 2011

Apesar de...

"...uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora da minha própria vida."
(Clarice Lispector)
Apesar de _______ (o hiato, você completa)
Vale a pena ser professor(a)!
Parabéns pela grandeza de sua escolha!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Seminário Regional de Tecnologias na Educação: inscrições para relatos de experiências

No dia 28 de novembro de 2011, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, acontecerá o 1° Seminário Regional de Tecnologias na Educação. O Seminário terá a participação das Coordenadorias Estaduais de Bento Gonçalves, Vacaria e Caxias do Sul.
De 05 a 20 de outubro de 2011 estão abertas as inscrições para Professores da Rede Estadual, ligados a 4ª Coordenadoria Regional de Educação do RS, que queiram inscrever trabalhos para socialização de práticas com uso de tecnologias. Para ter acesso a ficha de inscrição, clique aqui.
Para download aqui, no rodapé da página.
Acompanhe este Blog que, em breve, estaremos divulgando a programação na íntegra.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Geração C e a empresa 2.0

Quem são? O que querem? Como se comportam e pensam os jovens da Geração C?
Vale a pena conferir a reportagem da Revista Exame.

sábado, 17 de setembro de 2011

Formação continuada: diminuir distâncias geográficas é a tônica do momento

Distâncias geográficas em tempos de muito trabalho e trânsito complicado, dificultam a participação do professor em formações feitas no espaço físico do NTE. Esta constatação tem mobilizado as formadoras do NTE-Caxias do Sul e levado as formações para os contextos escolares. Estamos atuando, atualmente, em cinco cidades diferentes: Antônio Prado, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Caxias do Sul. Somamos dez grupos de professores e funcionários agrupados em Escolas com bom suporte tecnológico, que acolhem colegas de Escolas vizinhas. A ação reverte em melhoria pelo crescente número de participantes e, também porque nos possibilita conhecer o contexto das Escolas onde a ação do gestor, do professor e do aluno, aparece com mais nitidez.
Agradecemos a parceria da Universidade de Caxias do Sul, Curso de Licenciatura em Computação, que está contribuíndo para tornar nossa proposta possível. Queremos ver, na primavera que se anuncia, brotar elos de trabalho que resultem em colheitas fartas, capazes de dar mais sabor a educação.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

14ª Jornada Literária de Passo Fundo

O tema da 14ª Jornada Literária de Passo Fundo foi "Leitura entre nós, redes, linguagem e mídias".. Esse tema foi desenvolvido de 22 a 26 de agosto no circo da cultura, literalmente numa lona de circo; o palco de debates acontecia sempre na parte da tarde e a noite sempre sob a magnífica atuação dos “três tenores” – Inácio de Loyola Brandão Alcione Araújo e Luciana Savaget – escritores que encantava a plateia com brincadeiras descontraídas entre um reflexivo e acalorado debate.
Os conferencistas e debatedores teceram significativas opiniões sobre a importância da leitura, afirmando que a mesma tem um caráter emancipatório; o que importa é ler com sentido e contexto, não importa em qual suporte está o texto - livros impressos, e-books, bits. É preciso investir na formação do professor, pois muitas vezes a leitura superficial está no próprio professor. O Brasil ( governo)investiu pesadamente na compra de livros e as editoras também investiram na ampliação de seu mercado, mas ambos esqueceram do leitor.
Esta Jornada teve um sabor especial, pois completa três décadas, ao longo desse tempo não estagnou, ao contrário trouxe novidades que vão desde a tradição dos contadores de histórias, oralidade até o renomado nome de Pierre Lévy defensor ferrenho da internet como fator de inclusão social. Apresentou uma simulação de uma nova linguagem, que serviria para nortear e avaliar o sentido dos dados trocados pela rede, “trata-se de uma utopia lingüística, mas que pode acontecer. Essa língua seria capaz de categorizar os dados incorporando significado, e que terá grande impacto nos próximos 30 anos”. Também estiveram presentes alguns escritores que hoje usam basicamente o espaço virtual para fazer suas publicações entre os quais destacarei Eliane Brum, que usa a internet como um espaço para contar a história daqueles que não têm voz, e que a partir da internet passam a ter voz, mas lembra que não basta ter voz é preciso construir sentido.
No Seminário dos Escritores de História, o mesmo também teceu desde a narrativa simples, regrada pela emoção e entrega do narrador ao texto até aos benefícios que a era digital trouxe para a narrativa.
O ofício docontador de história foi refletido, pois mesmo sendo a mais antiga forma de perpetuar a arte de narrar, a mesma está desaparecendo das comunidades. Por isso, é importante o resgate da mesma e, acredita-se que a sala de aula e a biblioteca escolar são dois espaços propícios a contação de história.

Porque é importante contar e ouvir histórias:
*orienta os nossos medos;
* faz sonhar;
* amplia o sentido de humanidade;
* uma história pode não salvar uma vida, mas pode alegrar um instante;
*contar história é forma de construção de identidade e segundo Tolstoi “Cantas tua aldeia e cantarás o mundo”.

Ao contador três questões fundamentais que o mesmo deve observar:
* estar apaixonado pela história (estar alegre, para poder alegrar o outro);
* respeitar o ritual da narrativa (espaço-tempo e tempo-lugar);
* Conhecer muito bem a história.

Creio que a paixão de contar história é da natureza humana. A vida é o principal. Contar história permite que nos “percamos”; permitir o encantamento é essencial, pois nos aproxima do ouvinte. Hoje a tecnologia chega como uma mais uma ferramenta para enriquecer o ato de contação, mas uma ciosa é importante não se esquecer do requinte artístico que este ato requer.

Profª Laurinha Schmitt de Oliveira

Visite o site o Blog Alinhavando o ABC de autoria da Professora.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NTE visita Escola Municipal Santa Terezinha em Canela

As professoras Isolda e Sônia, do NTE Caxias do Sul, visitaram, na última sexta-feira, dia 02 de setembro, a Escola Municipal Santa Terezinha, em Canela. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho que vem sendo realizado por professores e alunos, a partir da inserção de netbooks provenientes do projeto UCA. Embora os equipamentos estejam a pouco mais de quatro meses na Escola, é visível a familiaridade com que alunos e professores interagem com eles. Aliás, foi esse o ponto de destaque: há uma boa relação entre o computador, o aluno e o professor e de todos com todos. É na colaboração que está o segredo do percurso extenso desenvolvido em curto espaço de tempo; ninguém tem receio de solicitar ajuda, porque ninguém nega ajuda. As famílias também já estão aprovando a novidade. Periodicamente os alunos levam os "nets" para casa e, com isso podem também ensinar/aprender com familiares. Outro ponto evidenciado é o grande número de alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos no ensino regular. São 36 ao todo, numa escola com cerca de 270 alunos. Somente a professora do 3º ano, tem, além dos alunos regulares, 6 alunos com necessidades especiais. No nosso entendimento, por sua característica inclusiva, a escola é merecedora em potencial de um projeto inovador, que visa democratizar o acesso a tecnologia, como é o caso do UCA. O NTE-Caxias sentem-se honrado por fazer parte dessa comunidade e quer ser, também, um agente colaborativo na caminhada rumo a uma educação agregadora de tecnologias, pessoas, propostas, ideias, inovações. Para conhecer melhor a proposta de trabalho, visite o blog da Escola.

sábado, 3 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para escolas públicas em 2012







O ministro da Educação, Fernando Haddad informou que o MEC vai distribuir tablets às Escolas Públicas em 2012 com o objetivo de universalizar o acesso dos alunos à tecnologia. O anúncio foi feito no dia 01/09, durante a 15ª Bienal do livro, no Rio de Janeiro. Saiba mais...


sábado, 27 de agosto de 2011

Seminário Regional







A Região Serrana do RS, composta pelas CREs de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria, começa a prospectar Seminário Regional. Em breve estaremos divulgando a data e o local do evento. Desde já, queremos convidar a todos para socilaizar e discutir conosco o uso de tecnologias na educação.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

NTE 2º semestre: formação em cidades vizinhas

Atendendo a solicitação de diversas cidades que buscam formação local, estaremos iniciando amanhã, dia 17, o trabalho na histórica cidade de Antônio Prado. Na sequência, já estão prospectadas as cidades de São Marcos e Farroupilha. O projeto desenvolvido pelo NTE com a parceria das Escolas, prevê parte de formação presencial e parte a distância. Uma escola em cada cidade disponibiliza o espaço físico. A escolha é feita conforme a localização e o número de computadores disponíveis para o trabalho. O percurso pedagógica do curso é discutido com as escolas e cada professor, no decorrer do curso, tem a liberdade de sugerir, acrescentar e questionar o que está sendo trabalhado. As escolas envolvidas elegem um professor/tutor que auxilia os colegas na complementação feita em atividades EAD. Nosso propósito maior é a aprendizagem colaborativa, construída com base na realidade local, na perspectiva de uso da tecnologia no cotidiano pedagógico. A expectativa é de encontrarmos pessoas abertas e dispostas a aprender fazendo e refletindo sobre a ação. Estamos convictos de que faremos grandes parceiros nos caminhos que conduzem as belas cidades que compõem o cenário serrano.

sábado, 13 de agosto de 2011

NTE-Caxias participa de Seminário de Formação

As professoras Jussara Balduino Hoffmann e Sônia Ferronatto participaram nos dias 11 e 12 de agosto da formação proposta pela Seduc, em POA. No primeiro dia, houve a mostra dos trabalhos desenvolvidos nas Escolas contempladas pelo projeto UCA e a apresentação da proposta do Governo Estadual de continuidade na informatização das escolas públicas, no projeto nominado "Prospectando o Província de São Pedro". No dia 12, os NTEs reuniram-se por proximidade regional, para socializar práticas e projetar Seminário que deverá acontecer no final do mês de outubro. No Seminário Regional, os professores poderão apresentar boas práticas desenvolvidas com alunos que contemplem o uso de tecnologias. Desde já, convidamos as Escolas que compõem a 4ª CRE, a se orgnizarem para participar do evento pois, conforme foi dito pela professora Ana Claudia Figueroa, diretora de Logística e Suprimentos da Seduc, "a melhor formação é a socilaização dos saberes".
Os NTEs do RS estão sendo desafiados a construir uma identidade que revele a realidade local, regional e estadual, nas formações e ações futuras. A professora Léa Fagundes, chamada a pensar e construir conosco essa reestruturação, foi enfática ao afirmar que precisamos sair da condição de consumidores: "os alunos precisam criar produtos e não a Escola comprar de empresas", disse a professora.

sábado, 6 de agosto de 2011

RS tem mais dois Educadores Inovadores

Os dois professores gaúchos que concorreram ao Prêmio Educadores Inovadores 2011, ficaram em 1º lugar, em diferentes categorias. Na categoria Inovação em Colaboração, Jorge Cesar Coelho, de Campo Bom. Na categoria Inovação em Conteúdo, Ana Paula Krumel Huzalo, de General Câmara. A Secretaria de Educação do RS, destacou, no site da Instituição, a premiação da professora Ana Paula, da Rede Estadual. Leia mais...

Nós também, da equipe do NTE Caxias do Sul/4ª CRE, queremos parabenizar os professores vencedores e, juntando-nos à alegria dos partecipantes pelo reconhecimento do trabalho, conclamar nossos colegas a conhecer e fazer uso da tecnologia nas práticas pedagógicas cotidianas.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pesquisa


A apresentação acima é resultante da pesquisa realizada com professores da Rede Estadual em 19/07, durante as oficinas de formação. Após a leitura e tabulação dos dados, transformamos os resultados em slides para facilitar a visualização.
View more presentations from ntecaxiasdosul

sábado, 30 de julho de 2011

Bom retorno!

A todos os colegas desejamos um bom retorno! Que possamos realizar grandes projetos ainda em 2011. O ano pode estar apenas começando, ou recomeçando, com novo tom.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Projetos Inovadores

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores seleciona os projetos finalistas 2011.
Dois projetos selecionados são do RS. Clique nos links, conheça o projeto e vote:

Nome do projeto: CBB Web TV
Autor: Jorge Cesar Coelho
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros
Cidade: Campo Bom
Estado: RS
_______________________________________________

Autor: Ana Paula Krumel Huzalo
Escola: Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim
Cidade: General Câmara
Estado: RS

Parabéns aos Professores e Escolas selecionados!
Estamos votando e torcendo por vocês!

domingo, 24 de julho de 2011

Canela: 3 Escolas, muitas possibilidades

As Escolas Estaduais Carlos Wortmann, João Correa e Pedro Oscar Selbach discutiram conosco durante mais de dois meses, em encontros presenciais e virtuais, o uso de tecnologias na educação. Os encontros presenciais aconteceram nos laboratórios de informática da UCS - Campus Canela - e as propostas de trabalho EAD, nas escolas, com a colaboração das parceiras Aline Oliveira de Castilhos e Iara Palhano da Silva. Nas avaliações feitas pelos cursistas podemos encontrar respostas que indicam caminhos por onde devemos trilhar nas nossas próximas formações. A colega M resumiu, em poucas palavras, nosso propósito: "formamos uma parceria de ajuda mútua entre colegas". A colega S foi mais direta mas, igualmente pespicaz: "mediar é isto mesmo, lançar as ideias para que todos possam tentar, arriscar".
Desde o momento em que montamos a programação, sabíamos que 33 horas seriam insuficientes para tratar de diferentes possibilidades de ação, num contexto de realidades tão diversas. Partilhamos da opinião da colega A quando diz: "ficamos com a sensação de que foi insuficiente devido as diversas possibilidades e recursos que o uso do computador na escola oferece para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem". Também sabemos que, para muitos, não propusemos nada de novo e sim, uma reflexão da ação. A colega C, percebeu isso: "foi importante refletir que muitas vezes agimos frente ao computador mas, mecanicamente". Lendo as avaliações tivemos a certeza de que o objetivo foi alcançado, como conta a colega T: "já vi sinais de mudanças bem significativas envolvendo professor e alunos qualificando e diversificando o fazer pedagógico". Era isso que pretendíamos sim, colegas! Contudo não podemos fazer com que o encanto desse momento de descobertas, trocas colaborativas e aprendizagens, seja apenas um momento. Para nós, do NTE, fica o oportuno recado da colega L: "Devem se manter em sintonia com as escolas". Estamos conectados e queremos formar com as Escolas um grande canal colaborativo de aprendizagem. Contem conosco!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oficinas pedagógicas

Realizamos, na última terça-feira, diversas oficinas tecnológicas que integraram a Formação Pedagógica proposta pela Seduc/4ª CRE. Em diferentes contextos, os professores puderem pensar, enxergar, discutir e avaliar a tecnologia, como mediadora do fazer pedagógico. Ficamos muito felizes em ver e rever colegas professores e sentir que há um grande interesse em utilizar e qualificar o uso da tecnologia nas Escolas. Nós, integrantes do NTE, ainda no final da tarde do dia 19, enquanto tomávamos um café, fazíamos avaliações sobre a nossa ação, as diferentes posturas dos colegas frente ao nosso trabalho e ao que foi por nós proposto, nas oficinas. Procuramos resumir a mistura de elementos que elencamos, favoráveis ou não, e resumimos tudo isso numa pequena frase de Clarice Lispector: "Sou um coração batendo no mundo". É isso que quizemos dizer aos nossos colegas: Somos um coração que bate na 4ª CRE, no Estado do RS, no Brasil. Estamos aqui, queremos nos fazer presentes e contribuir com o trabalho de vocês. Esse é o tom da nossa batida!
Bem do nosso lado também ouvimos o coração de vocês, prezados colegas, dizendo que têm um coração que bate lá na Escola, na sala de aula e que quer sim, encontrar-se com o nosso para que possamos juntar várias batidas e formar uma orquestra. Quem sabe uma orquestra afinada, capaz de mexer com práticas engessadas buscando conectá-las a um mundo de desafios e oportunidades. Está selada portanto, a nossa parceria!
Acompanhe, em breve, a programação do NTE para o 2º semstre de 2011.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornal e Educação

Peço licença para fazer essa postagem. Sou a professora Marli Fiorentin, de Nova Bassano. Aproveitando uma vinda minha a Caxias do Sul, estou fazendo uma visita à amiga e colega Bernardete Motter, que trabalha no NTE de Caxias do Sul e também foi contemplada como eu pelo prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Eu em 2008 e ela em 2009 . Bernardete também participou de uma oficina de blogs que ministrei em 2005 nesse mesmo NTE. Mas antes disso, já conhecia a professora Sônia Ferronato, querida amiga,que foi uma das primeiras pessoas que me mostrou o uso inovador da tecnologia num curso oferecido pelo NTE Caxias do Sul, no meu Colégio Pe. Colbachini, há anos passados. Em 2004, realizei a primeira oficina de Blogs no Seminário de Tecnologias na Educação, promovido pela UCS, pelo NTE e SMED e ministrada pela professora Sintian Schimidt, hoje também minha amiga. De lá para cá, os blogs tem sido uma ferramenta muito utilizada por mim na minha prática pedagógica. Tanto que atualmente sou tutora do Curso de Blog como Recurso Didático do Portal Educarede. Na edição atual do curso, a segunda de 2011, tenho como cursistas  vários jornalistas educomunicadores que fazem parte do Programa Jornal e Educação, iniciativa da ANJ - Associação Nacional de Jornais. Inclusive, o Jornal Pioneiro, dessa cidade, também participa com o programa Jornalista por um Dia. Estou conhecendo  o programa e  gostando muito. Alguns dos jornalistas estão reestruturando, outros criando novos blogs relacionados a essa iniciativa. Cristiane Parente, coordenadora do projeto a nível nacional, atuando em Brasília, também participa do curso e é grande incentivadora da leitura. Tomei a liberdade que a Bernardete me deu para recomendar aos educadores, através deste blog e do Blogosfera Marli os links de alguns endereços eletrônicos do programa que oferecem um farto material para ser trabalhado nas escolas. O jornal, uma mídia que contém uma grande diversidade de gêneros textuais, importante para criar nos alunos o gosto pela leitura, a consciência cidadã e o senso crítico é um subsídio ao alcance de todos. Aqui e aqui podem ser visualizadas sugestões de atividades com jornal. Espero que apreciem a dica e possam aproveitar. 
Como podem ver, a vida é uma grande teia, através da qual entrelaçamos nossos fios de afeto e criamos laços de amizade que vão do virtual ao real. Deixo meu abraço a todos os amigos do NTE de Caxias do Sul e leitores desse blog e meu  desejo de que possamos unir energias positivas e colaboramos uns com os outros no fazer de uma educação melhor e de uma vida mais feliz.

sábado, 16 de julho de 2011

Semana de Formação Pedagógica Continuada

Inicia na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, a Semana de Formação Continuada promovida pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação). A 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul que adotou como tema Deafios da Educação Hoje, realizará, duas palestras de abertura: Concepção Epistemológica e Prática Pedagógica com o Prof. Dr. Fernando Becker e Como Manter-se de Bem com a Vida e Educar Pessoas Felizes? com o Prof. Ms. Teodósio Caumo. As palestras acontecem na Vila Olímpica da UCS (Universidade de Caxias do Sul), às 14h do dia 18.
No dia 19, durante todo o dia, acontecem 34 oficinas. O NTE Caxias do Sul será responsável pelas oficinas referentes ao uso de tecnologia na educação. Confira os locais das oficinas propostas pelo NTE:
- Aprender brincado: uso de jogos pedagógicos nas séries iniciais - NTE
- Uso da planilha eletrônica na formação de conceitos matemáticos - Laboratório do Instituto Cristóvão de Mendoza
- Professor online: a importância de habitar ambientes virtuais - NTE e EETCS (Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul)
- Manuseio de recursos tecnlógicos: datashow, pen drive, CD, DVD, scaner e outros. - UCS
Além do envolvimento de todos os integrantes do NTE, podemos contar com os colaboradores: Charles e Everton (alunos do Instituto Cristóvão de Mendoza), Bil (estagiário da QI Informática), Bruna (aluna da UCS), das professoras Rosecler Lemos e Dalma Cruz (CRE), Juliana Bohn (EETCS) e Patrícia Bampi (Assis Mariani).
Queremos agradecer aos colobaradores pela disponibilidade de trabalhar conosco e, aos mais de 400 professores inscritos, pela confiança depositada. Esperamos que juntos, possamos ampliar a teia da aprendizagem e que esta teia, tecida colaborativamente, resulte em prol da qualidade da educação no RS.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Conclusão de Curso

Encerrou no último dia 06, o Curso de Introdução à Educação Digital promovido pelo NTE/4ªCRE. Baseado no Programa ProInfo Integrado, o grupo de cursistas juntamente com as formadoras Isolda Giani de Lima e Loanda Hermes, discutiram e vivenciaram semanalmente possibilidades de uso da tecnologia, durante quase três meses. Contudo, sabemos que 40 horas de formação são insuficientes para qualificação em qualquer área, sobretudo na informática. Por isso, já não falamos em formação do professor e sim na Formação Continuada do Professor. Em breve estaremos divulgando a proposta desse Núcleo para a Formação Continuada que deve iniciar ainda na primeira quinzena de agosto. Queremos vocês de volta, colegas!

domingo, 10 de julho de 2011

Boas Práticas Educativas: Projeto de Caxias do Sul leva alunos e professora a seminário em São Paulo

Duas alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, de Caxias do Sul, viajam a São Paulo neste mês para participar do Seminário Temático Nacional “Um Município para as crianças: avanços e desafios na garantia de Direitos”, promovido pela Fundação Abrinq. A professora Jordana Montanari acompanha as adolescentes Edilene Antonello Claudino e Maruska Guarda da Silva, autoras do “Novo Amanhã, projeto de antibullying em turmas da 5ª série”. Saiba mais...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

12º Fórum de Software Livre

Ronaldo dos Reis, Técnico de Informática do NTE Caxias do Sul, participou da estante das Secretarias Integradas do RS (Educação, Turismo, Ciência e Tecnologia, Inclusão Digital e Comunicação) no 12º Fórum Internacional de Software Livre, ocorrido nos dias 29 e 30/06 e 01 e 02/07 em POA.

Na programação do Fórum já podia-se esperar um grande leque de temas: negócios, educação, segurança, administração de sistemas, ecossistema, linguagens, ferramentas, inclusão digital. O Fórum, segundo o Técnico Ronaldo, atendeu e superou expectativas pois o conceito de tecnologia ultrapassa a dimensão da máquina. A tecnologia hoje, é vista como potencialidade para qualificação social. Nesse sentido, a Educação tem uma papel fundamental: usar e discustir o uso da tecnologia nos diferentes contextos, já nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reestruturação dos NTEs

O Departamento de Logística e Suprimentos (DLS) da Seduc realizou um diagnóstico in loco da situação dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional da Educação (NTE), presentes em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A partir desse levantamento, prevê uma reestruturação dos NTEs. Veja a reportagem completa no site da Secretaria de Educação do Estado

domingo, 19 de junho de 2011

O que fazer quando o depósito enche de sucatas tecnológicas?

A pergunta é recorrente em todos os ambientes permeados de tecnologias digitais. O depósito está cheio de sucatas tecnológicas, e agora? O que fazer? Chamar a empresa responsável pela coleta? Encher os conteiners da rua? Doar mesmo sabendo que estamos oferecendo um "presente de grego"?
Fitas VHS, monitores, teclados, vídeos cassetes, controles remotos, placas, estabilizadores, enfim toda a parafernália considerada a pouco tempo atrás top de linha, envelheceu, caducou. E a natureza não suporta mais impensadas atitudes humanas. Nós, educadores, temos que ir além do discurso de preservação do meio ambiente. Precisamos educar pelo exemplo.
A saída encontrada pelo NTE foi chamar a professora Greice de Barba e oferecer as sucatas. Com a admiração de quem está acostumado a fazer do lixo um luxo, a professora olhou, pensou, consultou os alunos e topou: vai recolher as sucatas e transformá-las em arte. Oportuna, aliás, a iniciativa da professora já que ela atua na Escola Estadual Maria Luiza Rosa, que se prepara para ser uma das Escolas Digitais do RS. Obrigado pela parceria. O NTE Caxias do Sul espera ser presenteado com uma das obras.
Conheça o trabalho da profª Greice no blog Alunos da Greice.

domingo, 5 de junho de 2011

Parceria NTE & Cristóvão de Mendoza: foco na formação de futuros professores







Inicia na próxima quinta-feira, dia 09, o curso Uso de TIC na Formação Teórica e Prática de Futuros Professores. O curso terá duração de 80 horas e prevê, além da apropriação tecnológica e teórica das professorandas (futuras professoras), a aplicação da aprendizagem com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta proposta desenvolvida pela profª Teresinha Bernardete Motter, no período 2007-2010, projetou a Escola Cristóvão de Mendoza no cenário mundial por entrelaçar teoria e prática dando a oportunidade de qualificar, na ação, os futuros profissionais da Educação.

quarta-feira, 25 de maio de 2011



O Dia do Desafio, promovido pelo Sesc-RS, foi vivenciado, no NTE, por professores e alunos do NEEJA. Com base na filosofia de que "dançar educa, diverte e deixa o corpo em ordem", a profª Cláudia Hermes fez professores e cursistas trocarem mouse/teclado pela pista de dança, improvisada numa das salas de formação. A lição passada, com graça e dinamismo, ensinou que cuidar do corpo melhora o desempenho sócio-cognitivo. Então, vamos requebrar!!

Conheça o espaço de dança VIN ROUGE, da profª Cláudia, e libere suas energias ao som de diferentes ritmos.

domingo, 22 de maio de 2011

Conferência com a profª Léa Fagundes

Cursistas e formadores do NTE assistem, com enorme alegria, a conferência da professora Léa Fagundes, no próximo dia 23, na UCS. A conferência da Profª Léa, integra o Fórum de Licenciaturas 2011 e tem como tema: Ensinar e aprender em tempos de cultura digital. Nós, com certeza, temos muito a aprender com a grande mestra!
Informações adicionais podem ser obtidas no site: Forum Licenciaturas 2011.

domingo, 15 de maio de 2011

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM CAXIAS DO SUL DE 20 A 22 DE MAIO

Integrantes do NTE Caxias do Sul participarão, no próximo final de semana, do Seminário Internacional de Professores, Supervisores Educacionais e Psicopedagogos que tem como tema: Aprendizagem Humana & Diversidade Cultural. O evento, que acontece no Personal Royal Hotel, chama a atenção pela qualidade dos palestrantes, nacionais e internacionais, que abrilhantarão os três dias de discussões. Maiores informações encontram-se no site: http://www.anseb.com.br/ .

quinta-feira, 5 de maio de 2011

NEEJA e NTE parceiros na inclusão digital

O NTE e o NEEJA (Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos) estão apostando numa parceria para incluir cidadãos no contexto digital. A parceria prevê que professores do NTE orientem professores do NEEJA com a finalidade de promover a aproximação do cidadão ao contexto digital. O NEEJA, localizado no centro da cidade, oferece acesso a alguns computadores conectados à internet. Contudo, isso não garante a inclusão digital, pois muitos não sabem operar o equipamento e precisam de orientação, otimizando o benefício que o mesmo proporciona. Ações como: inscrições online (Enem, Encceja, concursos públicos e outros), operações bancárias, comunicação virtual, são alguns dos benefícios que o aluno pode usufruir para qualificar sua vida, além, é claro, das pesquisas escolares. O projeto nominado "NEEJA Digital" vislumbra o aproveitamento dos espaços públicos na construção de um aprender solidário. Esses núcleos inauguram este programa com uma proposta de inclusão digital para professores e alunos. Alguns professores do NEEJA participam de cursos oferecidos pelo NTE. Enquanto isso uma equipe de professores do NEEJA elabora, junto com a equipe do NTE, uma proposta de inclusão digital para os seus alunos a ser desenvolvida no NTE.Obrigado, colegas, por tecerem conosco essa teia!

sábado, 30 de abril de 2011

NTE Caxias do Sul recebe professores, pesquisadores e técnicos para discussão do projeto UCA



Na última sexta-feira, dia 29, foi a vez do NTE Caxias do Sul sediar o encontro que sela a parceria entre 4ªCRE/NTE, UCS, SME (Secretaria Municipal de Educação de Canela) e Escola Municipal Santa Terezinha na implementação do projeto UCA. Equipes pedagógica e técnica discutiram propostas de otimizar a formação dos professores tendo como norte a qualificação do fazer pedagógico. Todos foram unânimes ao afirmar que devemos aproveitar o bom momento existente no contexto escolar para ampliar redes de ação conjugando esforços na qualificação da aprendizagem.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto UCA na cidade de Canela - RS

Representantes da 4ª CRE/NTE Caxias do Sul, professoras Sônia Inês Ferronatto e Teresinha Bernardete Motter, estiveram, no último dia 27, em Canela para o lançamento do projeto UCA (um computador por aluno). A E.M.E.F. Santa Teresinha, anfitriã do evento, também festejava, na data, 63 anos de história. A escola possui 12 turmas de 1º ao 9º ano com um total de 275 alunos nos 2 turnos. O NTE Caxias do Sul vai atuar, em parceria com a UCS (Universidade de Caxias do Sul), na formação de professores para o uso de tecnologias na educação, com ênfase no computador recebido. Parabéns a comunidade escolar Santa Terezinha! Desejamos rever e nos contagiar com o brilho no olhar das crianças, adolescentes e professores dessa Escola!



Exibir álbum



Para visualizar as fotos desta postagem,  proceda conforme os passos indicados no slide a seguir:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sala de Aula Digital


Nosso Portal


O Projeto Sala de Aula Digital no Rio Grande do Sul tem o objetivo de promover a utilização dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem . No Portal Sala de Aula Digital é possível encontrar os sites disponíveis para a edição, sendo esses, das Coordenadorias de Educação, das Escolas e para os Núcleos de Tecnologias de todo o estado. Para iniciar é preciso o cadastro de um administrador do portal que incluirá os demais professores da sua coordenadoria, escola ou núcleo. No link acima, o nosso portal, em fase de iniciação.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Proposta de Trabalho-2011

Ao assumirmos a Coordenação do NTE de Caxias do Sul, dia 01/04/2011, estabelecemos com o grupo o compromisso de expandir, no NTE e em todas as escolas ligadas a ele, o uso das TIC como aliadas à prática pedagógica. Acompanhe, no documento abaixo, a proposta de trabalho para o biênio 2011/2012.