As Escolas Estaduais Carlos Wortmann, João Correa e Pedro Oscar Selbach discutiram conosco durante mais de dois meses, em encontros presenciais e virtuais, o uso de tecnologias na educação. Os encontros presenciais aconteceram nos laboratórios de informática da UCS - Campus Canela - e as propostas de trabalho EAD, nas escolas, com a colaboração das parceiras Aline Oliveira de Castilhos e Iara Palhano da Silva. Nas avaliações feitas pelos cursistas podemos encontrar respostas que indicam caminhos por onde devemos trilhar nas nossas próximas formações. A colega M resumiu, em poucas palavras, nosso propósito: "formamos uma parceria de ajuda mútua entre colegas". A colega S foi mais direta mas, igualmente pespicaz: "mediar é isto mesmo, lançar as ideias para que todos possam tentar, arriscar".
Desde o momento em que montamos a programação, sabíamos que 33 horas seriam insuficientes para tratar de diferentes possibilidades de ação, num contexto de realidades tão diversas. Partilhamos da opinião da colega A quando diz: "ficamos com a sensação de que foi insuficiente devido as diversas possibilidades e recursos que o uso do computador na escola oferece para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem". Também sabemos que, para muitos, não propusemos nada de novo e sim, uma reflexão da ação. A colega C, percebeu isso: "foi importante refletir que muitas vezes agimos frente ao computador mas, mecanicamente". Lendo as avaliações tivemos a certeza de que o objetivo foi alcançado, como conta a colega T: "já vi sinais de mudanças bem significativas envolvendo professor e alunos qualificando e diversificando o fazer pedagógico". Era isso que pretendíamos sim, colegas! Contudo não podemos fazer com que o encanto desse momento de descobertas, trocas colaborativas e aprendizagens, seja apenas um momento. Para nós, do NTE, fica o oportuno recado da colega L: "Devem se manter em sintonia com as escolas". Estamos conectados e queremos formar com as Escolas um grande canal colaborativo de aprendizagem. Contem conosco!
Desde o momento em que montamos a programação, sabíamos que 33 horas seriam insuficientes para tratar de diferentes possibilidades de ação, num contexto de realidades tão diversas. Partilhamos da opinião da colega A quando diz: "ficamos com a sensação de que foi insuficiente devido as diversas possibilidades e recursos que o uso do computador na escola oferece para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem". Também sabemos que, para muitos, não propusemos nada de novo e sim, uma reflexão da ação. A colega C, percebeu isso: "foi importante refletir que muitas vezes agimos frente ao computador mas, mecanicamente". Lendo as avaliações tivemos a certeza de que o objetivo foi alcançado, como conta a colega T: "já vi sinais de mudanças bem significativas envolvendo professor e alunos qualificando e diversificando o fazer pedagógico". Era isso que pretendíamos sim, colegas! Contudo não podemos fazer com que o encanto desse momento de descobertas, trocas colaborativas e aprendizagens, seja apenas um momento. Para nós, do NTE, fica o oportuno recado da colega L: "Devem se manter em sintonia com as escolas". Estamos conectados e queremos formar com as Escolas um grande canal colaborativo de aprendizagem. Contem conosco!
Lendo as avaliações feitas pelas colegas, fica explícito o que já vinha percebendo ao longo do desenvolvimento do curso: a qualidade do trabalho realizado despertou nos participantes a curiosidade, o interesse e o desejo de aprender mais sobre o uso das TICs na escola. Só tenho a agradecer por tudo que vivenciamos ao longo desta formação! Parabéns! Desejo a vocês muito sucesso e espero que possamos manter contato, quem sabe até, como disse uma colega, realizando juntas um módulo 2! ABS
ResponderExcluirSe puderem acrescentar na lista do blog do NTE, nossa escola tem um blog:
ResponderExcluirhttp://www.escolacarloswortmann.blogspot.com
Obrigada, Aline!
ResponderExcluirEstaremos em contato constantemente para coloborar uns com os outros. O blog da tua Escola já está na página do NTE.
Um abraço