segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornal e Educação

Peço licença para fazer essa postagem. Sou a professora Marli Fiorentin, de Nova Bassano. Aproveitando uma vinda minha a Caxias do Sul, estou fazendo uma visita à amiga e colega Bernardete Motter, que trabalha no NTE de Caxias do Sul e também foi contemplada como eu pelo prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Eu em 2008 e ela em 2009 . Bernardete também participou de uma oficina de blogs que ministrei em 2005 nesse mesmo NTE. Mas antes disso, já conhecia a professora Sônia Ferronato, querida amiga,que foi uma das primeiras pessoas que me mostrou o uso inovador da tecnologia num curso oferecido pelo NTE Caxias do Sul, no meu Colégio Pe. Colbachini, há anos passados. Em 2004, realizei a primeira oficina de Blogs no Seminário de Tecnologias na Educação, promovido pela UCS, pelo NTE e SMED e ministrada pela professora Sintian Schimidt, hoje também minha amiga. De lá para cá, os blogs tem sido uma ferramenta muito utilizada por mim na minha prática pedagógica. Tanto que atualmente sou tutora do Curso de Blog como Recurso Didático do Portal Educarede. Na edição atual do curso, a segunda de 2011, tenho como cursistas  vários jornalistas educomunicadores que fazem parte do Programa Jornal e Educação, iniciativa da ANJ - Associação Nacional de Jornais. Inclusive, o Jornal Pioneiro, dessa cidade, também participa com o programa Jornalista por um Dia. Estou conhecendo  o programa e  gostando muito. Alguns dos jornalistas estão reestruturando, outros criando novos blogs relacionados a essa iniciativa. Cristiane Parente, coordenadora do projeto a nível nacional, atuando em Brasília, também participa do curso e é grande incentivadora da leitura. Tomei a liberdade que a Bernardete me deu para recomendar aos educadores, através deste blog e do Blogosfera Marli os links de alguns endereços eletrônicos do programa que oferecem um farto material para ser trabalhado nas escolas. O jornal, uma mídia que contém uma grande diversidade de gêneros textuais, importante para criar nos alunos o gosto pela leitura, a consciência cidadã e o senso crítico é um subsídio ao alcance de todos. Aqui e aqui podem ser visualizadas sugestões de atividades com jornal. Espero que apreciem a dica e possam aproveitar. 
Como podem ver, a vida é uma grande teia, através da qual entrelaçamos nossos fios de afeto e criamos laços de amizade que vão do virtual ao real. Deixo meu abraço a todos os amigos do NTE de Caxias do Sul e leitores desse blog e meu  desejo de que possamos unir energias positivas e colaboramos uns com os outros no fazer de uma educação melhor e de uma vida mais feliz.

7 comentários:

  1. Querida Marli
    Obrigada por estar conosco! Farei referência ao teu trabalho, na oficina, para dizer aos colegas professores que É POSSÍVEL!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Sônia!
    Obrigada. Tenho saudade! Estou muito feliz por você estar de volta ao NTE. Você merece!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marli, gostei de conhecer um pouquinho de seu trabalho,em espaço digital. Estou engatinhado neste fascinante mundo, que já o considero o jardim de Alice.

    ResponderExcluir
  5. Professora Marli!
    Quero parabenizá-la pela caminhada maravilhosa na trilha da introdução do uso das tecnologias em educação. Já há algum tempo estou inclinada neste sentido e estudando muito. Curso atualmente o ciclo avançado do pós-graduação na UFRGS em Mídias na Educação. E estou praticando na escola onde atuo, minhas aprendizagens neste sentido. Tem sido maravilhoso tanto para mim quanto para os alunos.

    Parabenizo também a nova equipe do NTE Caxias do Sul, na pessoa da professora Sônia, pelo trabalho e projetos que têm em vista. Desejo sucesso!

    Um grande abraço - Aline.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez, obrigada Marli, pelo apoio ao nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Laura, Aline!
    Obrigada! Torço pelo sucesso de cada educador, que seja o semeador de sonhos nos seus alunos. Grande abraço!

    Ayne!

    Eu que agradeço pelo trabalho que vocês realizam. BJ!

    ResponderExcluir