quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Videoconferência expande o acesso a formação continuada dos professores da 4ªCRE

  

A tecnologia propiciou, por meio da videoconferência, a participação de 61 (sessenta e um) docentes da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ªCRE) na formação intitulada
“Fundamentos do conhecimento e desafios da aprendizagem”, ministrada pelo Sr. Secretário de Educação do Estado Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo. Os presentes reuniram-se no IEEE Cristóvão de Mendoza , Sala 24, às 14h.

O evento promovido pela Secretaria Estadual da Educação/RS (Seduc/RS) aconteceu no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A transmissão ocorreu em tempo real para todas as CREs , bem como a todos os estabelecimentos de ensino estaduais de Porto Alegre, na tarde de 03 de outubro.

As atividades foram divididas em dois momentos a palestra e o debate.

O Secretário iniciou sua fala explicando as diferenças entre informação...



...e conhecimento. Segundo ele, vivemos na era da informação e não do conhecimento, pois conhecimento não se transmite se recria. São transmitidos dados e informações. Estas informações tornam-se conhecimento quando são rearranjadas e passam a ter algum significado.

Ponderou que a inteligência humana não é um atributo individual, e sim social. Nesse sentido devemos nortear nossa ação pedagógica de maneira com que os alunos mudem sua percepção sobre o seu objeto de estudo. Produzimos conhecimento fazendo perguntas e, com isso, torna-se necessário aprofundar o assunto abordado.

Ressaltou que a interdisciplinaridade não é abandono de conteúdo. Pelo contrário, não há esvaziamento de disciplinas, e sim interligação entre elas. Aprender a estudar e a ter disciplina é uma habilidade que nosso jovem precisa desenvolver.

Mencionou que estudamos as mais variadas teorias de aprendizagem enquanto universitários, porém na prática muitas vezes as esquecemos.Salientou que “ a escola não é um lugar para se preparar para o futuro, mas um lugar de vida em que as vivências trazidas pelos alunos, nas suas especificidades, possibilitam novas vivências.”

Em seguida, o assunto foi discutido e elucidadas dúvidas dos participantes da 4ª CRE, presencialmente, com a Prof.ª Dr.ª Isolda Gianni de Lima, docente da Rede Estadual do RS e da Universidade de Caxias do Sul, convidada especialmente para desempenhar a função de debatedora, com o encargo de suscitar e organizar as manifestações dos presentes.

O responsável pelo link da transmissão foi o Técnico Ronaldo Carlos Castilhos dos Reis. A divulgação e organização do evento, no Cristóvão, foram realizadas pela professora Silvana Corrêa Rodrigues. Ambos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/4ªCRE).

Esse acontecimento foi um marco, que alterará o acesso às capacitações continuadas oferecidas pela Seduc/RS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário