A Secretária Estadual da Educação/RS (Seduc/RS), por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ªCRE), promoveu o SEMINÁRIO FORMAÇÃO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, nos dias 26 e 27 de setembro. Nesse evento, o foco principal das palestras e do debate foi a AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Essa é mais uma das atividades que consolida a reestruturação do Ensino Médio.
As atividades iniciaram na quarta-feira, 26, às 8h30min, no auditório da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). A Sra.Coordenadora Adjunta Carla Subtil Camargo, fez as saudações aos presentes e, apresentou a palestrante Dra. Isabel Letícia Pedroso de Medeiros,com Doutorado em Educação pela UFRGS e Professora da Rede Municipal de Porto Alegre.
Na explanação da Dra. Isabel...
... e no contéudo do artigo, "A avaliação entre a lógica classificatória e a lógica emancipatória: concepções
concorrentes no cenário educacional atual", consta:
Na explanação da Dra. Isabel...
... e no contéudo do artigo, "A avaliação entre a lógica classificatória e a lógica emancipatória: concepções
concorrentes no cenário educacional atual", consta:
“A avaliação escolar não é um tema independente do contexto educacional mais amplo e do território do currículo. Ao contrário, ainda que muitas vezes tomado de maneira isolada e autônoma, está intimamente urdido nas diferentes concepções de escola, currículo e conhecimento. É um campo que suscita um debate amplo, complexo, com posições bastante controversas, porém, num percurso quase imperceptível e naturalizado, se constituiu como hegemônico, ainda predominando na escola, um modelo seletivo e classificatório, articulado com a reprovação e repetência escolar.”
A partir de sua experiência com a avaliação pautada na emancipação do discente, a Dra. Isabel apresentou vários instrumentos para acompanhar o processo, bem como planejar com objetivos claros e intencionais numa perspectiva em que o aluno é o sujeito da construção do seu conhecimento.
Na parte da tarde, a Professora Rosa Mosna explanou sobre os principais conceitos do Ensino Médio Politécnico.
No dia 27, quinta-feira, pela manhã, foram organizados quatro grupos para análise, reflexão e debate sobre paralelo entre a avaliação classificatória e emancipatória. As produções dos grupos foram apresentadas no início da tarde. Em seguida, a Sra Coordenadora Eva Márcia Borges Fernandes saudou as representantes da Seduc/RS e os demais presentes e, aproveitou que havia retornado de reunião na Seduc/RS, informou os presentes de várias ações que foram efetivadas. Dentre elas, a nomeação dos professores que participaram do último concurso, em 2012, com previsão que ocorram até novembro, do corrente ano.
Após, a Sra. Neusa Hebert apresentou a Pequisa Socioantropológica - Para uma Educação Contextualizada. No final, foi realizada dinâmica, com os presentes, que desenvolve respeito, contato e união com o outro. Da qual ficou a mensagem: “não estamos sozinhos nessa caminhada, o outro, nosso colega, gestores, alunos e comunidade fazem parte dessa empreitada."
Nesse evento, foram inscritos 160 professores, destes 52 eram cursistas da formação do NTE - Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico - Módulo Básico e Avançado.
Ressaltamos que as preciosas contribuições das palestrantes e das pessoas presentes, foram devido ao fator comum a todas elas, que abona não apenas o sucesso deste Seminário, mas que tem garantido o sucesso de outros eventos: o compromisso com a Educação Pública.
No dia 27, quinta-feira, pela manhã, foram organizados quatro grupos para análise, reflexão e debate sobre paralelo entre a avaliação classificatória e emancipatória. As produções dos grupos foram apresentadas no início da tarde. Em seguida, a Sra Coordenadora Eva Márcia Borges Fernandes saudou as representantes da Seduc/RS e os demais presentes e, aproveitou que havia retornado de reunião na Seduc/RS, informou os presentes de várias ações que foram efetivadas. Dentre elas, a nomeação dos professores que participaram do último concurso, em 2012, com previsão que ocorram até novembro, do corrente ano.
Após, a Sra. Neusa Hebert apresentou a Pequisa Socioantropológica - Para uma Educação Contextualizada. No final, foi realizada dinâmica, com os presentes, que desenvolve respeito, contato e união com o outro. Da qual ficou a mensagem: “não estamos sozinhos nessa caminhada, o outro, nosso colega, gestores, alunos e comunidade fazem parte dessa empreitada."
Nesse evento, foram inscritos 160 professores, destes 52 eram cursistas da formação do NTE - Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico - Módulo Básico e Avançado.
Ressaltamos que as preciosas contribuições das palestrantes e das pessoas presentes, foram devido ao fator comum a todas elas, que abona não apenas o sucesso deste Seminário, mas que tem garantido o sucesso de outros eventos: o compromisso com a Educação Pública.
A discussão sobre o tema foi muito importante. Gostei muito da palestra da Prof.ª Dr.ª Isabel. Parabéns!
ResponderExcluirA avaliação sempre foi um momento crítico em qualquer momento da educação.
ResponderExcluirAcredito que a partir da ação-reflexão-ação como proposta norteará as ações dos docentes, quer serão mais eficazes na construção do conhecimento.
Olá Rose e Jurema.
ResponderExcluirCom certeza esse espaço para reflexão e debate sobre avaliação.
Abraço,
Equipe do NTE.