A 6ª edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitep), que aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (da Harmonia), em Porto Alegre, reuniu cerca de 500 estudantes e professores da rede pública estadual, da rede particular e do Sistema S. Dos 85 trabalhos expostos, 42 são de escolas públicas de Educação Profissional do Estado e cinco projetos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico, inovação desta 6ª edição. Além dos 102 estandes, os visitantes puderam conferir os espaços alternativos como o planetário inflável, piso e totens interativos, cadeira de massagem, CAFEcitep (dia 16 - Pesquisa e o Seminário Integrado na Rede Estadual – Profª Vera Ferreira /dia 17 – Pesquisa no Ensino Fundamental – Profª Neuza Hebert), Parlatórios e Música no Palco. A 6ª Fecitep é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais do Rio Grande do Sul (Adifers) e com escolas da Universidade Luterana do Brasil (Escolas da Ulbra), Rede Sinodal de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) e Sindicato das Escolas Particulares de Ensino (Sinepe/RS).
A reestruturação administrativa e pedagógica da Educação Profissional nas escolas técnicas do Estado, promovida pelo gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no início de 2012, foi enfatizada nesta Fecitep, mostrando a posição de destaque do Ensino Técnico. Para o Secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, este é um momento de “colher os frutos” das diversas ações realizadas pela Pasta da Educação visando ao fortalecimento do Ensino Técnico. Entre elas, merece destaque a ampliação do programa Brasil Profissionalizado com o Ministério da Educação (MEC), que está proporcionando ampliação e reforma de 69 escolas técnicas, com investimentos de R$ 38,2 milhões, construção e instalação de outras 19 escolas novas, com custo estimado em R$ 12 milhões cada uma.
A premiação da 6ª Fecitep foi realizada na tarde de quinta-feira (18/10), encerrando a programação do evento. Monitoramento de áreas de risco de deslizamento, acessibilidade arquitetônica e de informação para estudantes com deficiência, saúde, SMS como ferramenta pedagógica e produção integrada são os temas dos cinco projetos vencedores da classificação final, todos desenvolvidos em escolas de Educação Profissional da Rede Estadual. Os projetos, junto dos cinco Destaques por Eixos, serão levados pelos alunos e professores à 27ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que se realizará em Novo Hamburgo, entre 23 e 26 de outubro próximo, e estarão concorrendo ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2012, da Fapergs. Participaram da cerimônia representantes das instituições parceiras, Governo do Estado, Coordenadorias Regionais de Educação e escolas das redes participantes da Fecitep. Na ocasião, o Secretário Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico fez o lançamento da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que promoverá 425 eventos em 36 cidades gaúchas na edição 2012.
O primeiro lugar foi obtido pelo projeto MARD – Monitoramento das Áreas de Risco de Deslizamento, desenvolvido pelos alunos Gabriel Magri e Jaqueline Press sob orientação do professor William Boff, do Curso Técnico em Eletrônica da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, de Taquara. Este trabalho havia sido classificado em 1º lugar na 9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP Regional) do Núcleo 2 (2ª, 4ª, 16ª e 27ª CRE), que foi realizada em setembro deste ano, em Bento Gonçalves. Ao destacar que o prêmio mostra a importância do estímulo à pesquisa científica na escola, o professor William enfatizou ser “muito gratificante estar aqui e ver o resultado do empenho dos alunos, especialmente quando sabemos que as escolas públicas enfrentam grandes desafios para ter o trabalho reconhecido”. Os alunos-autores do projeto MARD têm expectativa de aprimorar o sistema de monitoramento para instalá-lo em uma área de risco, em caráter experimental. “Queremos salvar vidas”, festejavam Gabriel e Jaqueline. Eles receberam medalha, troféu e netbooks como prêmio pelo primeiro lugar. O professor orientador, que já participou da Fecitep como aluno, também recebeu um computador portátil como premiação.
O Secretário Estadual da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo mostrou-se emocionado com o resultado da Fecitep e afirmou que conhecer os passos trilhados, a metodologia dos projetos e o envolvimento das escolas “confirma a convicção de que as escolas devem ser espaço e dar espaço para a criação, e não centros de repetição”.
A equipe de professores que organizaram a 9ª MEP Regional – Núcleo 2 está muito feliz e recompensada com o resultado da 6ª Fecitep, pois três dos trabalhos premiados foram oriundos desta Mostra, incluindo o 1º lugar. Os Assessores da Educação Profissional das Coordenadorias do Núcleo 2 da MEP Regional, presentes na cerimônia de premiação, Helaine Rocha (2ª CRE – São Leopoldo), Silvana Corrêa Rodrigues (4ª CRE – Caxias do Sul), Neiva Michelin (16ª CRE – Bento Gonçalves) e Sérgio Carvalho (27ª CRE - Canoas) demonstraram entusiasmo e agradecimento aos alunos e professores autores dos trabalhos: 1º lugar – MARD; Destaque do Eixo Controle e Processos Industriais – Utilização da Radiação UV para diminuir a concentração de coliformes totais a índices aceitáveis na água e Destaque em Contribuição ao Meio Ambiente – Copo Biodegradável Comestível.
O resultado oficial da 6ª Fecitep encontra-se postado na página de notícias da SEDUC.