sexta-feira, 6 de julho de 2012

Primeiro Seminário Integrado: “Quem é o aluno do Ensino Médio Politécnico e Ensino Médio Normal do Cristóvão”


Na manhã do dia 30 de junho de 2012, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza, professores, estudantes de 16 turmas de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico e 2 turmas de Ensino Médio Normal estiveram reunidos com a comunidade num momento de socialização de informações sobre o perfil do aluno do 1º ano do Ensino Médio.



Os dados coletados, sistematizados e apresentados são resultado da pesquisa socioantropológica que tem como objetivo facilitar o reconhecimento do aluno, evidenciando suas referências sociais, familiares, econômicas e culturais. Estas referências conhecidas sustentam o encaminhamento de projetos neste período letivo.

Como personagem principal desta trama, os alunos participaram ativamente do processo, colaborando com a organização do evento, coleta, sistematização, tabulação e interpretação dos dados pesquisados. As apresentações foram criativas e envolveram todos, usando recursos tecnológicos, músicas e paródias.

A partir de movimentos como estes que estão acontecendo no 1º ano do Ensino Médio Politécnico é possível acreditar que ações que privilegiam a autonomia, participação e envolvimento do aluno no processo de aprendizagem facilitam o desenvolvimento do pensamento crítico e a consolidação de noções acerca de trabalho, cidadania e flexibilidade para operar com as novas condições de exigências geradas pela sociedade.

2 comentários:

  1. Olá, Gurias, Jussara e Márcia, obriga da pela presença em nosso Primeiro Seminário e, o mesmo é extensivo a toda a equipe do NTE, que desempenham a função de "educar" o educador eficientemente. Talvez esteja aí o "ovo de colombo da educação", ou seja a formação continuada necessária ao professor.
    Laurinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laurinha
    Que forma bonita encontramos, nós, professores, de mostrar à sociedade nosso valor!!! Parabéns pelo incansável trabalho de educar e cuidar de nossos jovens e crianças.
    Um abraço

    ResponderExcluir