Nos dias, 25 de julho até 28 de julho, aconteceu em Porto Alegre o 13º Fórum Internacional do Software Livre. Representaram a equipe do NTE Caxias do Sul, as professoras Jussara Balduino Hoffmann, Patricia Bampi e o técnico Ronaldo Castilhos dos Reis.
O evento realizado na PUC, contou com oficinas nas áreas de programação, desenvolvimento, robótica, usos do software livre na educação e autoria na internet, entre outras. O tema central do Fórum foi o Ano Internacional do Cooperativismo, onde aconteceram reflexões sobre o "pensar coletivamente", propósito maior da comunidade do software livre.
As oficinas ocorreram em todos os dias do evento das dez às vinte horas, sendo todas divididas em zonas temáticas:
Administração, Desenvolvimento, Desktop, Tópicos Emergentes, Educação, Ecossistema, Oficinas e Encontros Comunitários.
No que diz respeito à Educação e a Inclusão digital, discutiu-se muito sobre a importância do uso do software livre nas escolas como objeto de autonomia dos estudantes. Algumas palestras trataram sobre autoria e autonomia na rede, por meio de projetos como o UCA, por exemplo. Também foi dado ênfase ao processo de criação de nossos alunos, o gosto pelo software livre como sinônimo de liberdade e trabalho colaborativo, mostrando que há maneiras de se combater a pirataria.
Algumas oficinas trataram especificamente o tema robótica, indo desde a linguagem de programação para crianças e adolescentes – Kturtle, Scratch, até o trabalho com o Arduíno.
No evento , percebemos que a comunidade cresce a cada ano assim como seus adeptos desenvolvedores de software pelo "pensar coletivo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário