quinta-feira, 17 de junho de 2021

Seminário Internacional de Cultura Digital VII Senid UPF-Maio de 2021

Anotações sobre Possibilidades


Possibilidades no Ensino Híbrido -alguns autores

1-Professor Alex Sandro Gomes Pernambuco-  CEIE SBC

Metade das escolas do Brasil não possuem Internet.

Relevância de propagar a cultura digital na prática docente.

Apropriação de novas práticas pelos professores.

-------------------------------------------------

2- Professor José  Moran 

Avaliar em que ponto cada um se encontra- Preocupação com a aprendizagem do aluno 

http://www2.eca.usp.br/moran/


Modelos flexíveis   

Educação Híbrida -combinação  integrada de atividades presenciais com atividades em 

espaços digitais de forma síncrona e assíncrona.

Aprendizagem ativa híbrida por descoberta


Educação Básica

Aula Invertida mais Desafios 

Projetos

Compartilhamento -Jamboard

Síncronos

Caminhos mais livres 


Ex: Cultura Popular das cinco regiões - cada grupo uma região socializam em um aplicativo ,goolge apresentações por exemplo


Atividades Híbridas síncronas  presencial e digital


Usar aplicativos para compartilhamento de práticas 

----------------------------------------------------

3-Professor Alexsandro Sunaga 

https://alexsandrosunaga.com.br/tecnologias-na-educacao/


Aprendizagem Criativa

https://aprendizagemcriativa.org/pt-br


----------------------------------------------------

4-Professora Ednéa Santos

http://www.edmeasantos.pro.br/home


Ensino remoto

Encontros Síncronos  com agenda no presencial .

Assíncrono como Repositório e Auto Estudo

Educação  a Distância

Auto Estudo e Personalização

Educação On -line

Educação mediada por AVA

Interativa - Planejamento


 Ensino Hibrido

Metodologias Ativas

Pedagogias Interativas


--------------------------------------------------

5-Professora Raquel Salcedo Gomes


Cultura Digital ou Digitalização da Cultura?


Implicações para o Ensino Híbrido


Cultura é o que é modificado.


Educação  é  Formação do Ser Humano na Cultura Vigente.↓


Comportamental     Cognição         Emoção 

       ↧                             ↧                    ↧

   Corpo –        Forma de Pensar –     Atitudes


Pilares da Aprendizagem: Como nós aprendemos


 Atenção-

 Engajamento Ativo-

 Feedback sobre erro -

Consolidação 


Hiperestimulação Sensorial

Sobrecarga Cognitiva

Dificuldades de leitura em livros

Problemas Físicas 

Transtornos Mentais 


Ensino Híbrido 

Sala de Aula

Sala Virtual


Eficácia Educacional:

Currículo

Material didático

Avaliação

Formação docente

 

Professor

Domínio da Matéria

Objetos Educacionais

Indicadores de Aprendizagem 

Materiais e Métodos


 -------------------------------------

6-Professora Lilian Bacich

https://www.youtube.com/watch?v=AurFhPuCRtI


No ensino  Híbrido

Projetos de Aprendizagem 

Ninguém aprende do mesmo jeito

Não podemos aceitar que o professor aja  igual com todos os alunos.


Em 2014

Grupo de experimentação em Ensino Híbrido

Modificação de estratégias mudando  o espaço de sala de aula. TICs

Vontade de Inovar


-------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário