Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio João Triches, de Caxias do Sul (4ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, de Caxias do Sul) encerraram atividades de 2013, passando para as paredes, por meio do grafite, conhecimentos adquiridos através do Projeto Mundo do Trabalho. O trabalho foi desenvolvido no Seminário Integrado, cuja abordagem foi contexto histórico das décadas de 1910 a 1990.
Nove turmas do primeiro e segundos anos do Ensino Médio Politécnico ficaram responsáveis por cada década. A partir daí, os estudantes fizeram pesquisas para descobrir os impactos e consequências das transformações históricas no mundo trabalho. Depois, os trabalhos foram apresentados para uma banca avaliadora, junto dos cadernos de campo. Por último, as turmas foram para o saguão da escola, onde construíram uma linha histórica referente às décadas pesquisadas, por meio do grafite.
Para que o projeto fosse um sucesso, diversas atividades foram disponibilizadas para os alunos, como forma de introduzi-los a todas as etapas do projeto, entre elas: palestras, visitas a empresas, oficina de grafite, pesquisas de campo, entrevistas, etc. De acordo com a professora de História e Seminário Integrado Laura Carissimi, a última etapa do projeto foi destinada para os trabalhos manuais, principalmente a questão de depredação do patrimônio público. “Muitas palestras foram direcionadas a este assunto, pois percebemos que nossos alunos não se sentiam pertencentes ao ambiente escolar”, explica.
Segundo Laura, o projeto foi um sucesso. De forma participativa e democrática, os alunos se envolveram ativamente desde a produção do desenho até as campanhas para agrupar o material necessário. “O projeto oportunizou ao aluno do Ensino Médio Politécnico colocar em prática as teorias e explorar novas experiências cientificas, além das relações sociais em que a escola oportuniza na formação dos futuros cidadãos”, conclui.
O programa Ação e Diversidade, da UCS TV, foi até a escola e produziu uma matéria dedicada ao projeto Mundo do Trabalho. Confira a reportagem na íntegra através do link: http://tinyurl.com/lg3ro6b
Fonte: SEDUC/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário